Os Pilares da Terra - Volume Único

Após 20 anos da primeira edição do livro "Os Pilares da Terra" chegar ao país em dois volumes a editora lança esse ano em um volume único de capa dura o premiado livro do autor Ken Follett. Um mergulho na Inglaterra do século XII e na construção minuciosa de uma catedral gótica.

111510054_1GG

Emocionante, complexo, pontilhado de coloridos detalhes históricos, Os pilares da terra traça o painel de um tempo conturbado, varrido por conspirações, jogos intrincados de poder, violência e surgimento de uma nova ordem social e cultural. A figura que melhor expressa os ideais que inspiraram Ken Follett a escrever este livro é Philip, prior de Kingsbridge, um homem que luta contra tudo e todos para construir um templo grandioso a Deus. Mas a galeria de personagens que gravitam em torno da catedral inclui Aliena, a bela herdeira banida de suas terras, Jack, seu amante, Tom, o construtor, William o cavaleiro boçal, e Waleran, o bispo capaz de tudo para pavimentar seu caminho até o lugar do Papa, em Roma. Como painel de fundo, uma Inglaterra sacudida por lutas entre os sucessores prováveis ao trono que Henrique I deixou sem descendentes.

Épico que consegue captar simultaneamente o que acontece nos castelos, feiras, florestas e igrejas, Os pilares da terra é a recriação magistral de uma época que nossa imaginação não quer esquecer.

Veja a resenha elaborada por Daniele de Oliveira:

Os Pilares da Terra se passa 200 anos antes de Mundo sem Fim e conta a história da construção da catedral fictícia de Kingsbridge. A catedral é a grande protagonista. Todos os personagens giram em torno da sua construção e alguns que se destacam no início perdem força e dão lugar a outros da metade do livro em diante.
O livro começa no ano de 1123 com o enforcamento de um homem. Uma jovem amaldiçoa todos os envolvidos na execução deste alegando sua inocência, mas essa parte da história permanece um mistério até o final do livro. Passam-se doze anos. Conhecemos Tom Construtor, pai de 2 filhos, Alfred e Martha, e casado com Agnes que está grávida do terceiro. Tom trabalha para William Hamleigh construindo a casa onde ele morará depois que se casar com a noiva, Aliena. Mas quando esta se recusa a se casar, Tom perde o trabalho e tem que pegar a estrada a procura de outro. Seu grande sonho é construir uma catedral, a maior da Inglaterra. Após a morte de sua mulher ao dar à luz, Tom se envolve e se torna amante da "feiticeira" Ellen que tem um filho chamado Jack. Depois de muitas dificuldades, Tom consegue trabalhar na construção da Catedral e começa a realizar seu sonho.
Aliena é uma jovem forte e decidida, que não aceita que controlem sua vida. Seu pai respeita suas decisões. Ela se nega a se casar com Hamleigh que, orgulhoso e sádico, faz tudo para prejudicá-la posteriormente. Aliena perde tudo quando seu pai é a acusado de traição e morto. Ela passa então a lutar para recuperar sua herança e tornar o irmão Richard um cavaleiro do rei. Da metade do livro em diante, Jack (filho de Ellen) e Aliena ganham mais importância na trama, então o livro passa a contar a história dos dois, sempre em torno da construção da catedral.
No mosteiro de Kingsbridge destacam-se o prior Philip que acredita que a construção da catedral é a vontade de Deus e o inescrupuloso e ambicioso bispo Bigod que quer a todo custo impedir que aquela seja construída.
Enquanto a trama se desenrola no priorado de Kingsbridge, uma guerra civil ocorre pela sucessão do trono da Inglaterra após a morte do rei Henrique I. Esse período é chamado de "A Anarquia". Follett descreve com detalhes as batalhas, as intrigas, o jogo de poder e mistura ficção e História com muita competência! Também descreve os costumes da época, as feiras e mercados. Mas o grande diferencial são as verdadeiras aulas de arquitetura que dá ao apresentar o trabalho de Tom Construtor e posteriormente de Jack, que herda o talento do padrasto. Follett descreve detalhadamente as etapas da construção da catedral, as técnicas e como eram executadas.
O mestre construtor aperfeiçoara as ideias de Saint-Denis, fazendo tudo mais alto e mais estreito - janelas, arcos e a própria abóbada. O grupo de fustes que compunham as colunas erguiam-se graciosamente através da galeria e transformavam-se nas nervuras de sustentação do teto, curvando-se para se encontrarem no meio dele, e pelas altas janelas ogivais a luz do sol inundava o interior. Ar cornijas eram finas e delicadas, e a decoração, uma orgia de folhagens cinzeladas na pedra. p.745
O livro é muito interessante e bem escrito! A narração é em terceira pessoa com uma linguagem clara e fluida. A trama é muito bem elaborada e envolvente com ação, aventura, mistério e romance. As personagens são todos muito bem trabalhadas e cativantes. Aliena é uma das minhas personagens preferidas de todos os tempos. Gostei demais do livro e recomendo muitíssimo! Excelente! Está entre os meus favoritos.

Título: Pilares da Terra - Volume Único

Páginas: 944

Editora: Rocco

Ano: 2012

Assunto: Literatura Estrangeira-Ficçao Cientifica

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta postagem!